Facebook para Empresas

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Estreitar o relacionamento com o cliente, divulgar a marca, produto ou serviço, atrair novos clientes, e principalmente, fidelizar os atuais, são algumas das vantagens de usar as redes sociais para as empresas.

O Facebook é uma das redes sociais que possuem as ferramentas mais fáceis para criar e gerenciar a página de divulgação online da sua empresa. Seu uso é intuitivo e descomplicado. Uma boa opção para quem não entende muito de tecnologia e internet, mas está acostumado a utilizar a página pessoal do Facebook.

Embora o alcance das publicações do Facebook esteja caindo vertiginosamente, ação que foi provocada pela própria companhia, visando à estratégia de “forçar” as empresas a investir em publicidade, o aplicativo continua com milhares de usuários em todo o mundo, e se tornou infactível uma empresa não ter a sua própria Fanpage presente na rede social do jovem empresário Mark Zuckerberg.

A novidade, não tão boa, é que neste mês a empresa implementará uma nova mudança que irá impactar diretamente nas estratégias de comunicação digital, o fim do monitoramento do Facebook. O intuito, é claro, é o de alavancar a venda de um novo produto que será lançado em breve pela plataforma: são os “pacotes consolidados de dados e inteligência”.

Os efeitos ainda não são muito claros acerca dessas mudanças, mas se sabe que implicará em traçar novas estratégias de monitoramento, engajamento e interação do público alvo com a marca, já que neste conceito não será possível captar e nem mensurar as percepções externas. Dessa forma será lançado um novo desafio para driblar a crise do monitoramento e se manter em sinergia com os clientes.

Mas, independente disso, vale salientar que, como em qualquer canal direto de relacionamento, é preciso cuidar bem dos seus clientes. Responder com sensibilidade a toda forma de interação é fundamental. Seja um elogio, uma sugestão e, principalmente, às reclamações. Pois, sabemos que um cliente satisfeito possivelmente irá comentar sobre o produto ou serviço, com um número de pessoas que pode variar entre 2 e 4 colegas. Já um cliente insatisfeito e descontente com o serviço ou solução oferecida, irá espalhar a experiência negativa que teve com sua empresa para toda a rede de contatos.

Referência:

http://www.proxxima.com.br/home/conectados/2015/04/14/Um-novo-desafio-nas-redes-sociais-a-crise-do-monitoramento.html

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